Qual a diferença entre monóxido de carbono e dióxido de carbono?

Dióxido de Carbono (CO2) e Monóxido de Carbono (CO) (gases constituídos por Oxigénio) são substâncias muito presentes no nosso meio ambiente e, ao contrário do que muitos pensam, não provocam os mesmos efeitos.

O Monóxido de Carbono é um gás altamente tóxico derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis (carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene e óleo diesel). As queimadas, que ocorrem em florestas por todo o mundo, também lançam para a atmosfera milhões de toneladas de monóxido de carbono - um gás inflamável, incolor e inodoro que, ingerido em pequenas quantidades, pode causar dores de cabeça, lentidão de raciocínio, problemas de visão e perda da habilidade manual.

O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbónico, é um gás importante para o reino vegetal, pois é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas. Este gás é libertado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois provoca o aumento do efeito estufa e, por consequência, o cada vez maior aquecimento global.
O Dióxido de Carbono é usado comercialmente em algumas bebidas e em extintores de incêndio mas, assim como o Monóxido de Carbono, se inalado em grandes quantidades pode causar morte por asfixia.

Fonte: juniorsws.spaceblog.com.br/978339/Dioxido-de-Carbono-Monoxido-de-Carbono

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado. Espero ter ajudado!
      Muito obrigado por visitar este blogue e por deixar o seu comentário!

      Eliminar
    2. Há contradição... Veja Revista ação Ambiental... Número 18

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado. Espero ter ajudado!
      Muito obrigado por visitar o Raciocínio Curioso e por deixar o seu comentário!

      Eliminar
  3. legal ajudou muito na minha pesquisa obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada. Espero ter ajudado!
      Muito obrigado por visitar este blogue e por ter deixado o seu comentário!

      Eliminar
  4. O Monóxido de Carbono é um gás altamente tóxico derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis (carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene e óleo diesel).
    Gás carbônico é também produzido na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal), porém não é tóxico!
    Ficou confuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na mensagem, não dizia que o Dióxido de carbono é tóxico, mas dizia que, ingerido em grandes quantidades, poderia provocar morte por asfixia, porque, quando o ar tem muito dióxido de carbono, tem pouco oxigénio.

      No entanto, efetuei alterações na mensagem, para a tornar menos confusa.

      Muito obrigado pela visita e pelo seu comentário. Se tiver mais alguma dúvida, comente!

      Se a mensagem continuar confusa para si, diga, que eu efetuarei alterações nela as vezes que forem necessárias, até ficar mais acessível para todos.

      Eliminar
  5. Olá, fiquei com as dúvidas abaixo:

    O Dióxido e Carbono CO2, é toxico assim como o Monóxido de Carbono CO? Ou um é menos letal que o outro?
    A composição do ar é com CO2 sendo então dióxido o mesmo que exalamos após respirar o oxigênio?
    A matéria diz que se inalado pode ser letal, se uma pessoa respirar muito Dióxido ou Monóxido não tem como ela perceber que algo esta errado? Por exemplo, ela não deveria sentir falta de ar?

    ResponderEliminar
  6. Tirei minhas duvidas. Valeu !

    ResponderEliminar
  7. Muito útil essa informação, pois estudo Segurança no Trabalho e sempre tinha dúvidas, mas agora estou bem informado, obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Muito útil essa informação, pois estudo Segurança no Trabalho e sempre tinha dúvidas, mas agora estou bem informado, obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Não entendi a diferença existente entre os dois. A final, ambos são derivados da queima de combustíveis fósseis. Qual a diferença entre eles?

    ResponderEliminar
  10. HMMMMMM... agora tudo faz sentido

    ResponderEliminar
  11. Para simplificar as coisas, quando há dióxido de carbono (CO2) em excesso há menos oxigénio, prejudicando a troca de gases nos pulmões. Já no caso do monóxido de carbono, (CO) Ele se liga à hemoglobina que deixa de transportar oxigénio para transportar (CO), comprometendo a oxigenação das células. Vale lembrar que o (CO) Se liga muito melhor à hemoglobina que o Oxigénio.

    ResponderEliminar
  12. Sabendo que a glicose (C6H12O6), é um composto molecular, sólido em condições ambientes, que dissolvido em água resulta em solução molecular, analise quais afirmativas a seguir estão corretas, JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA!

    ResponderEliminar
  13. Sabendo que a glicose (C6H12O6), é um composto molecular, sólido em condições ambientes, que dissolvido em água resulta em solução molecular, analise quais afirmativas a seguir estão corretas, JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA!

    ResponderEliminar