Quem inventou a escrita?

Por volta de 3500 a.C., o ser humano teve a necessidade de escrever, para registar as suas ideias e comunicar.

Nessa altura, a escrita era utilizada para:
  • Contabilizar os produtos comercializados, os impostos arrecadados e os funcionários do estado;
  • O levantamento da estrutura de obras, que exigira a criação de um sistema de sinais numéricos, para a realização dos cálculos geométricos.
A escrita não foi inventada por um indivíduo ou por um povo concreto. Acredita-se que se tenha originado a partir dos simples desenhos de ideogramas: por exemplo, o desenho de uma maçã representaria uma maçã e um desenho de duas pernas poderia representar tanto o conceito de andar como de ficar em pé. A partir daí os símbolos tornaram-se mais abstratos, terminando por evoluir em símbolos bem diferentes dos caracteres originais.

Eis os povos que estiveram na origem da escrita, cada uma com características diferentes:
  • Mesopotâmicos;O sistema de escrita original dos mesopotâmicos era derivado do seu método de contabilidade. Por volta do fim do quarto milénio a.C., envolvia o uso de um instrumento pontiagudo de forma triangular, pressionado em argila mole, para gravar números. Este processo foi evoluindo para uma escrita pictográfica, utilizando instrumentos pontiagudos e afiados, para indicar o que estava a ser contado. As escritas com instrumentos pontiagudos foram gradualmente substituídas pela escrita usando um instrumento em forma de cunha, inicialmente apenas para logogramas, mas evoluindo para incluir elementos fonéticos por volta do século XIX a.C. Em torno do século XVI a.C., a escrita cuneiforme começou a representar silabários de fala suméria. Também neste período, a escrita cuneiforme tornou-se de uso geral para logogramas, silabários e números, e esta escrita foi adaptada para outra língua mesopotâmica, a acádia e dali para outras tais como a hurrita e hitita. Escritas similares em aparência incluem aquelas usadas na ugarítica e persa antiga.
  • Chineses.Os historiadores chineses encontraram muitos documentos deixados para trás referentes às suas antigas dinastias. Da dinastia Shang, a maioria dos escritos sobreviveu em ossos ou artefactos de bronze e marcações em cascos de tartarugas (usados como ossos de oráculos).
A partir daqui, a escrita evoluiu muito, até ficar como a conhecemos. Não só foram mudados os caracteres, mas como os materiais onde se escreve.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita/

1 comentário:

  1. Parabéns pelo texto quem inventou a escrita desconhecido por muitos de nós brasileiros...!!!

    ResponderEliminar